3.10.14

Criando pendrive de inicialização/instalação no Xubuntu

Vou ensinar como criar um pendrive de inicialização da família *buntu:

  • Na Central de Programas do Ubuntu, baixe o Criador de discos de inicialização (usb-creator-gtk).
  • Baixe a imagem iso do *buntu que quiser.
  • Abra o Gerenciador de Configurações. Em Sistema, clique para abrir o "Criador de discos de inicialização". (Ver imagem.)






  • Automaticamente, o programa já detectou as imagens iso de programas que já baixei. Isso está visível na parte de cima. Na imagem acima, pode-se notar que está selecionada a imagem do Xubuntu 14.04 LTS amd64.
  • No meio da janela, dá para ver o pendrive que está conectado. No caso, trata-se do SanDisk Cruzer Blade, com 8GB.
  • Na parte de baixo, posso selecionar a quantidade de espaço que gostaria de reservar no pendrive para salvar trabalhos e configurações quando usar como live-pendrive. (Se você quer usar o pendrive apenas para instalar, pode ignorar esse ponto.)
  • É recomendável apagar o pendrive, mas em geral não é necessário. No caso, vou apagar -- apesar de haver espaço suficiente, esse pendrive já está com um outro Xubuntu, e dois Xubuntus diferentes no mesmo dispositivo poderiam dar um resultado indesejado. Clico em Apagar disco, digito a senha e aguardo.
  • Por fim, clico em Criar disco de inicialização e aguardo. A certa altura, o programa pedirá a senha. Algum tempo depois, o processo está concluído.


Faz parte da filosofia do Xubuntu servir para as máquinas antigas, algumas das quais não fazem boot por uma entrada USB. Talvez isso explique por que o sistema não vem com o "Criador de discos de inicialização" embutido.


Dica:
  • Recomendo conhecer o UNetbootin, disponível na Central de Programas do Ubuntu.


3 comentários:

  1. Hey, v c faz um tutorial sobre o xubuntu e cita a central do ubuntu, claro que tens algo haver......mas o seu Xubuntu vem com a central do (Ubuntu) mesmo....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleiton.

      A central de Programas do Ubuntu estava nas versões antigas (esse post é de 2014!). Agora, o programa traz o "Aplicativo Software do Gnome" (já comecei a usar o Xubuntu 16.04).

      No computador da minha esposa, que apenas fez a atualização da versão do Xubuntu sem reinstalar, a Central de Programas do Ubuntu continua lá.

      Excluir